Sobre a iniciativa
O aumento desse percentual de fonte de energia renovável também tem motivado pesquisadores e a indústria automotiva a buscarem associá-lo a um melhor desempenho dos motores dos caminhões e à redução das suas emissões atmosféricas.
Com esse objetivo, o Instituto Nacional de Tecnologia, a Universidade Federal de Minas Gerais e a montadora CAOA assinaram projeto aprovado no âmbito do Programa Rota 2030, Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão. O Programa é uma iniciativa do Governo Federal (Lei nº 13.755/2018) que estimula o investimento e o fortalecimento das empresas brasileiras do setor automotivo por meio do desenvolvimento de novas tecnologias, tendo a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) como coordenadora da Linha V.
O propósito deste projeto de pesquisa é desenvolver uma mistura ternária, composta por diesel, biodiesel, HVO e um aditivo inovador, com uma composição percentual ótima para ser utilizada em veículos diesel de carga, buscando a melhoria do desempenho do motor com a redução das emissões desses veículos. Para isso, será também desenvolvido um sistema de captura de CO2 on board, reduzindo ainda mais as emissões.